quinta-feira, 22 de outubro de 2015

FILME: Os Bandidos do Tempo (Time Bandits)

por 

1268412338_time-bandits

Um dos melhores trabalhos de Terry Gilliam, um dos maiores clássicos do cinema de fantasia

Por um motivo ou outro, levei um bom tempo para finalmente assistir Os Bandidos do Tempo. Quando buscava incansavelmente cobrir todas as obras de Terry Gilliam, o bendito sempre ficava para trás. Bem, pelo menos reservei algo especial para o final.
Não estou dizendo que o filme é superior a BrazilMonty Python - O Sentido da Vida ou Os 12 Macacos. na verdade acho injusto tentar eleger um campeão entre eles. Mas esta obra prima da fantasia facilmente se posiciona entre os melhores trabalhos do diretor.
Como diria certo professor, a história começa sem causa, motivo, razão ou circunstância. Em uma noite qualquer, o garoto Kevin vê seu quarto ser invadido por seis anões extremamente atrapalhados. Eles estão fugindo de algo, e mais do que depressa Kevin entra de gaiato no meio da fuga. O fato é que os pequeninos roubaram do Ser Supremo um mapa que contém a localização exata dos furos no tecido do universo. Sendo assim, com estas coordenadas em mãos, eles podem viajar para diferentes períodos da história, realizar grandes furtos e escapar sem chance de serem perseguidos – a não ser pelo Ser Supremo, que está irritado com o audácia de seus antigos empregados. O terrível Gênio do Mal também está no encalço dos mesmos, pois deseja o mapa para fins malignos, obviamente.
koPLq718hLXXXEqUyNP2FRbkv6l
O que vemos então são as aventuras em série destes sete companheiros nanicos (sete anões? familiar, né?) viajando no tempo e encontrando personalidades históricas como Napoleão (interpretado pelo Hobbit Ian Holm), Robin Hood (o sempre hilário John Cleese), e o herói grego Agamemnon (Sean Connery). O filme conta ainda com Shelley Duvall – recém saída de O Iluminado –, David Warner como o Gênio do Mal (que lembra de alguma forma o Vingador, do desenho A Caverna do Dragão) e Ralph Richardson como o Ser Supremo – Richardson foi um dos maiores atores britânicos do século passado, e recebe aqui uma homenagem digna.
A trupe de anões não poderia ser mais carismática, talentosa e com muita história para contar. Kenny Baker, que interpreta o abobalhado Fidgit, trabalhou em filmes como O Homem Elefante e na trilogia clássica de Star Wars, nestes últimos incorporando ninguém menos (ou seria nada menos?) que o  dróide astromecânico R2-D2. Na verdade, praticamente todos os anões deBandidos do Tempo atuaram nos filmes Flash Gordon, Labirinto - A Magia do Tempo, Star Wars, A Fantástica Fábrica de Chocolate e Willon - Na Terra da Magia.
time_bandits_26
Outra curiosidade do filme é que a produção executiva é do ex-Beatle George Harrison. Amigo de longa data da gangue Monthy Python, o cara já havia financiado o mítico A Vida de Brian, sendo que na época ele apostou quase toda sua grana na fita, isso depois de penhorar a própria casa. Como este trabalho foi praticamente um spin-off do Python (quase todos os membros estão envolvidos), o músico fez questão de participar, e ainda compôs uma excelente canção que acompanha os créditos finais.
Em resumo, Os Bandidos do Tempo é uma pérola do cinema de fantasia. É bizarro pensar que, quando foi lançado em 1981, o filme era vendido como um produto para crianças – não que elas não tenham surtado de alegria com o mesmo, mas os adultos também eram um alvo claro a ser atingido. Existe uma satisfação enorme em ver uma produção tão ousada em termos de roteiro ganhar vida de maneira totalmente artesanal, praticamente livre de efeitos visuais. Terry Gilliam fez deste um de seus mais inventivos projetos, cheios de trucagens mirabolantes, cenários grandiosos e tipicamente caraterizados por estilo peculiar. Com um dos finais mais sem noção de todos os tempos, esta obra ésimplesmente obrigatória.
324389-timebanditsbdcap5















Os Bandidos do Tempo/ Time Bandits: Reino Unido/ 1981/ 116 min/ Direção: Terry Gilliam/ Elenco: Sean Connery, Shelley Duvall, John Clesse, Katherine Helmond, Ian Holm, Michael Palin, Peter Vaughan, David Warner, David Rappaport, Kenny Baker, Malcolm Dixon, Mike Edmonds, Jack Purvis, Tiny Ross

Nenhum comentário:

Postar um comentário